Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

7 tipos de mães de noivos

Tenho certeza que todo mundo clicou no título pensando na mãe do noivo, ou seja, na sogra. Mas, não, não falaremos só delas e sim de todas as mães dos casais que estão pertinho do grande dia.

 

Diego Duarte Fotografia

 

É verdade que mãe só tem uma, mas falando de uma maneira mais global o estilo delas podem ser fácilmente identificados e muitas vezes semelhantes a outras mães, quando o assunto é tão importante, como o casamento dos filhos.

Por isso, deixamos a sogra de lado (ou não) e vamos tentar descobrir que tipo de mãe é a sua nesse período de organização do casamento:

  •  "Sem mim, ele(ela) não decide nada." Pode até ser que você precisou da sua mãe para tomar qualquer decisão até hoje, mas se tratando do casamento ela precisa entender (e você, talvez precise ajudar que ela entenda) que ela não tomará decisões, isso será tarefa dos noivos. Ou seja, sua mãe não precisa acompanhar tuuuudo de “tão” perto. 
  • “Eu vou ficar de fora”. Aqui seria quase o oposto da mãe do ítem 1. Ela simplesmente ignora (por motivos X) o seu casamento. Se você prefere assim, ótimo. Caso queira que ela participe um pouco mais, uma boa conversa resolverá a situação. 
 
 
  •  “Eu não quero dar palpite, mas…” talvez esse seja o tipo de mãe mais delicado. Porque no final das contas ela sempre dá o palpite e se não dá pode causar uma guerra sentimental. Aqui, a estratégia é encontrar o equilíbrio entre deixar ela dar o palpite e você colocar na balança se vale a pena a sugestão ou não.
  • “Eu estou pagando, então me escute”. Todos sabemos que casar é caro, então uma ajuda sempre é bem-vinda. Isso não quer dizer que os noivos precisem se submeter a tudo e qualquer coisa em troca de dinheiro para o orçamento, nem mesmo as pressões da mãe. Se esse é o caso de vocês, sente e converse - com carinho e respeito - com ela sobre como vocês agradecem a ajuda, mas que o casamento é de vocês dois e que ela entenda que por ela estar pagando, não é obrigatório enviar convite a todos essas pessoas que vocês nunca ouviram falar, por exemplo. 
 
 
  •  “Meu filho/filha está crescendo”. E toda vez que o assunto casamento é lembrado, sua mãe chora e chora e chora…Vale a pena identificar se é emoção por esse passo de vocês ou se tem algo incomodando a sua mãe. Assim será mais fácil saber como ajudar ela quando a sensibilidade estiver mais a flor da pele. 
  •  “Eu sou a melhor mãe do mundo”. Ninguém dúvida que ela seja e com certeza você é a primeira pessoa em achar que ela é a mãe mais maravilhosa, basta que isso não influa na organização do casamento. Nesse momento, os noivos precisam estar em harmonia e equilibrio, nada de egos “elevados”. 
 
 
  •  “Eu já me casei, sei como é tudo isso”. Ok, claro que ela poderá ajudar bastante em quase tudo, mas vocês também precisam viver esse momento com os sucessos e dificuldades que ele trás, então, uma conversa amigável com a sua mãe fará ela entender que esse é o casamento de vocês e não uma reprise do Dia C dela. 

De todas as maneiras a gente precisa entender o coração de mãe quando falamos do casamento dos filhos e se cada um se responsabilizar pela sua mãe, conversando, deixando claro os desejos e pedindo/aceitando ajuda na hora certa, elas serão as melhores aliadas para esse grande passo na vida de cada um.

 

Pectore Photography