Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

5 Maneiras de homenagear familiares e amigos que já se foram: memórias de amor no dia C!

A vida é feita de momentos felizes e também de algumas perdas e, mesmo em seu enlace, às vezes os casais precisam lidar com algumas ausências que doem. Mas ainda que alguns não possam estar presentes, vocês podem render belas homenagens a eles.

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Victor Silverio Fotografia

A vida tem muito ciclos. Nascemos, crescemos, conhecemos o amor, alguns têm filhos e, por mais difícíl que possa ser, o final do ciclo é a partida. Ainda que seja a ordem natural das coisas, é sempre duro lidar com o falecimento de um familiar ou de amigos queridos, que fizeram parte da nossa vida, independentemente do momento ou da forma como se foram. O fato é que, quando forem pensar sobre a lista de convidados, é possível que se deparem com pessoas que gostariam que estivessem presentes, mas que não poderão estar.

Algumas vezes essas ausências são tão fortes que vocês irão sentir a necessidade de homenagear essas pessoas no casamento, e será possível incluir detalhes na cerimônia, no décor, ou até mesmo um pormenor do visual do casal. O importante é que vocês sintam que seus entes estão bem representados no seu dia C, e por isso damos algumas sugestões para homenagear os familiares ausentes e, apesar de tudo, tornar o seu enlace seja repleto de amor e de lembranças maravilhosas.

Sítio Vale da Colina

1. No convite

Quando se trata de um dos pais dos noivos que, infelizmente, não pode fazer parte desse momento, podem incluir seu nome no texto do convite do casamento. Provavelmente já sabem que, nos modelos mais tradicionais, o texto do protocolo indica que quem convida são os pais dos noivos para celebrar o casamento de seus filhos. Vocês podem manter essa tradição e ainda colocar o nome do pai ou da mãe seguido por In Memoriam (“em memória”). E se essa opção parece demasiadamente formal, podem trocar por frases escritas por vocês mesmos, ou poemas cheios de significado, que serão uma bela mensagem nos convites.

2. Um lugar especialmente guardado

Uma homenagem emocionante é deixar guardados os lugares das pessoas que não puderam estar presentes ali. Podem colocar porta-retratos com suas fotografias, flores, um quadro com os seus nomes, e até pequenas frases para homenageá-los, nas cadeiras. 

Flori - Estúdio de Flores

3. Lembranças durante o cortejo

Durante o cortejo para a chegada dos noivos, um dos momentos mais emocionantes tanto para os protagonistas quanto para os convidados, é uma oportunidade para relembrar aqueles que vocês queriam tanto que pudessem testemunhar esse evento. Vocês podem render uma homenagem aos entes queridos e ausentes justamente durante o cortejo, com fotos ou plaquinhas com belos dizeres, para mostrar que jamais serão esquecidos. Os noivos também podem levar nas mãos objetos que representem seus entes, como lencinhos ou símbolos religiosos, como o terço.

Pausa pro Lettering

Hersou Assessoria e Cerimonial

4. Em itens do look nupcial

Muitos noivos optam em incluir em seus looks complementos que são passados de pais para filhos. Sejam brincos, anéis ou passadeiras para complementar o penteado, ou muitas vezes o próprio vestido usado pela mãe. Essa será uma linda forma de homenagear aquele que não pode estar presente, e são opções mais discretas e pessoais. Um lenço para o bolso do noivo, relógio, etc, existem muitas maneiras de incluir acessórios cheios de significados no seu look.

JHS Eventos

Mas existem também outras formas de prestar homenagens. Vocês podem também incluir diretamente uma foto de seus entes queridos em um broche ou relicário usado no terno do noivo ou colocado no buquê, uma bela homenagem e também uma forma de sentir que estão presentes, acompanhando vocês em cada passo até o altar.

Juliano Bresolin Fotografia

5. Momentos reservados e inesquecíveis

Além das opções mais pessoais, em que não é preciso dizer a todos o significado dos objetos que levam, podem também separar um momento da festa para lembrar as pessoas que queriam tanto que estivessem presentes. Seja com um lindo discurso, com um brinde em sua memória, com a declamação de um poema ou com uma música que simbolizava tanto para vocês, a homenagem será um grande momento do enlace, e muito emocionante. 

E lembrem-se de que as lágrimas não são motivo de vergonha ou timidez. Deixem que elas fluam, porque assim vocês também se sentirão mais leves. 

Victor Silverio Fotografia

As homenagens aos entes queridos ausentes não precisam ser feita apenas do Dia de Finados, essas pessoas podem ser lembradas em todas as datas especiais, como o casamento. Será difícil passar por momentos tão emocionantes sem a presença de certas pessoas fundamentais nas suas vidas. Mas o que não devem esquecer é que, aqueles que não puderam estar presentes gostariam de ver vocês felizes, e se emocionariam ao vê-los entrar pelo corredor, ou dançando a primeira valsa de casados. Então, a maior homenagem que podem fazer é viver esse dia em todo o seu potencial de felicidade.  

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você